22/08/2023



Política

“Sem equipamentos, profissionais e planejamento, não adianta inaugurar hospital”

imagem-19219

O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, afirmou nesta quinta-feira (5), em Ponta Grossa, que vai equipar, modernizar e contratar profissionais para o Hospital Regional, responsável pelo atendimento da população dos Campos Gerais. “Em Ponta Grossa, o hospital regional não tem funcionado adequadamente. Muitas atividades ainda não iniciaram e há erros na execução do projeto”, disse Beto, em visita ao hospital, acompanhado dos candidatos ao Senado Gustavo Fruet e Ricardo Barros.
Inaugurado pelo governo do estado em março, com um investimento de R$ 40 milhões e área total de 12 mil metros quadrados, o Hospital Regional de Ponta Grossa só faz atendimentos ambulatoriais, não aceita internamentos e não tem equipamentos para cirurgias. Falta, inclusive, oxigênio na UTI pré-natal. “A população se sente enganada. Não basta construir e inaugurar. É preciso planejamento e gestão para fazer com que o hospital, de fato, funcione”, disse Beto. “Promover o acesso dos cidadãos à saúde de qualidade é o maior desafio governamental no Paraná e um dos principais anseios da população.” Para ampliar os investimentos na saúde, Beto Richa garantiu o cumprimento da emenda constitucional nº 29, que destina 12% dos recursos do Estado para a área.
Beto vai implantar os Centros Regionais de Atenção Especializada, que atenderão consultas e exames especializados, diminuindo os deslocamentos dos cidadãos para outras regiões. O programa Mãe Paranaense, a ser implantado em todo o Estado, garantirá que a gestante paranaense tenha assistência ao pré-natal com qualidade (consultas e exames) e encaminhamento para o atendimento às gestações de risco. Além disso, toda gestante ao iniciar seu pré-natal terá identificada uma maternidade para atendê-la.

Universidade
Beto Richa também foi ao campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em reunião do Conselho Superior da UEPG, recebeu do reitor João Carlos Gomes uma lista de reivindicações da comunidade universitária.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo